A mais respeitadas certificadoras PNL do mundo

Desde que foi desenvolvida inicialmente por Richard Bandler e John Grinder nos anos de 1970, a Programação Neurolinguística (PNL) ou NLP (em inglês) vem encantando clientes e profissionais com sua abordagem na qual trabalha de forma rápida e eficaz as estruturas da mente e como elas foram programadas (sequenciadas) na neurologia de forma linguística. 

O conhecimento do processo neurológico produziu técnicas e abordagens feitas sob medida para o funcionamento de nosso sistema nervoso e de aprendizagem.

A PNL influenciou desde os anos 70 culturas de treinamento, desenvolvimento pessoal, coaching e auto-ajuda. Desde o início houve muito interesse na aprendizagem da PNL e as formações Practitioner, Master e Trainer foram estruturadas e começaram a ser replicadas pelos recém formados para os novos aprendizes. 

No entanto, 40 anos depois e muitas gerações de ensino-aprendizagem levaram a muitas distorções, interpretações pessoais e decisões bem distintas sobre “como fazer” o processo, gerando, por exemplo, grupos que ministram pratictioners com 30 horas e outros com 200 horas!          

Toda essa diversidade e disparidade de processos, estilos e conduta tornou a percepção da PNL muito confusa. Foi quando começaram movimentos para unificar a forma de ensinar e praticar a PNL, encontrando uma linguagem comum, práticas integradas e desenvolvendo um compromisso ético o qual caracterizaria o grupo de praticantes e profissionais. 

As primeiras associações foram formadas

De acordo com o site da IN, a Certificadora NLP- IN foi fundada em 2001 junto com sua “associação irmã” ICI para apoiar a excelente ética e padrões de qualidade em PNL (Programação Neuro Linguística).

A IN possui um Conselho de Administração, Presidentes de Países com muitos membros, Embaixadores, Comissões, altamente qualificadas e um selo intitulado “NLP Master Trainer, IN”, além de cooperação com universidades credenciadas, IN & ICI World Congresses e membros profissionais qualificados em mais de 57 países em todo o mundo.

A visão da IN

Para a IN, usar a PNL significa:

1. Contribuir para um mundo pacífico, onde todos querem se sentir pertencendo ao mesmo.

2. Contribuir para a construção de uma comunicação excelente dentro das próprias pessoas no sentido de buscar paz interior de espírito, auto realização e vivência de seu potencial

3. Contribuir para com uma comunicação excelente entre as pessoas para o entendimento mútuo e os melhores resultados no alcance de metas que são boas para todos no planeta Terra

A missão da NLP- IN

1. Oferecer uma associação onde os membros possam aprender. uns com os outros (as prática são altamente recomendadas).

2. Cuidar para unir a aplicação prática efetiva da PNL com a educação acadêmica, teoria e pesquisa.

3. Criar meios e condições para fornecer às pessoas que procuram um treinamento em PNL ou profissionais de PNL informações relevantes para o processo.

4. Zelar por excelentes padrões de ética e qualidade em PNL.

5. Organização de emocionantes Congressos Mundiais de PNL e Coaching para uma comunicação excelente e crescimento pessoal

O Código de Ética da NLP-IN

O Código de Ética da NLP-IN é uma expressão da visão e missão da IN e um compromisso pessoal de seus membros. É a base da nossa compreensão, do trabalho de alta qualidade e da comunicação interpessoal dentro e fora da IN.

Estamos comprometidos com altos padrões éticos no nível 7º de Graves (da Espiral dinâmica) e aderimos a esses padrões em nossos esforços para promover o bem-estar de toda a humanidade e a manutenção da justiça e paz em todo o mundo.

De acordo com o código de Ética, os Membros do IN

1. São sempre justos e cooperativos ao lidar com estagiários, colegas e concorrentes.

2. Estão comprometidos com a proteção da dignidade humana, com base na crença de que todos os humanos possuem direitos inalienáveis, independentemente das capacidades pessoais

3. Estão comprometidos com o uso consciente e ecológico de seus conhecimentos no melhor interesse de todos seres humanos, independentemente do sexo, cor da pele, crenças religiosas ou nacionalidade

4. Apoiam os seres humanos em sua percepção de responsabilidade pessoal enquanto, ao mesmo tempo, ficam cientes de suas responsabilidades como treinadores em suas interações com os participantes.

5. Tem resposta proativa (a representações falsas ou enganosas da PNL e / ou da IN), a fim de garantir que PNL e / ou IN sejam representados de forma justa e precisa para o público em geral.

6. Estão cientes de sua responsabilidade e usam sua credibilidade, status, título acadêmico, filiação ou autoridade a fim de tornar a PNL conhecida mundialmente de uma forma positiva e respeitável.

7. Reconhecer e respeitar a personalidade única e a singularidade sócio-biográfica de cada ser humano – isso inclui o direito de cada pessoa de fazer suas próprias escolhas, enquanto respeitando os direitos dos outros

8. ver cada pessoa como um ser holístico que integra corpo, mente e espírito e adapta seus métodos de treinamento em  conformidade.

9. Estão ativamente engajados no desenvolvimento da sociedade e do mundo e assumem uma responsabilidade especial nesse sentido.

10. Estão cientes de que influenciam as atitudes e o desenvolvimento pessoal de seus participantes.

11. Encorajam, no contexto de suas interações profissionais, o questionamento de padrões atitudinais e posições, encorajando a viabilidade de novas visões e influenciando mudanças comportamentais.

12. Estão empenhados em tratar todas as informações pessoais que são transmitidas a eles no contexto de suas ações ocupacionais como confidenciais.

13. Estão cientes dos desenvolvimentos sociais.

14. Estão constantemente se esforçando para manter suas habilidades, conhecimentos e capacidades metódicas até data e, assim, garantir os mais altos padrões possíveis.

15. Assumir a responsabilidade por seu próprio treinamento contínuo e supervisão e buscar regularmente troca com colegas.

Conclusão

Esses parâmetros garantem a plena representatividade da PNL, assim como a manutenção e continuidade daquilo o que se considera a forma certa de aplicar e ensinar a mesma.

Ter uma certificação Internacional IN, representa um atestado mínimo de excelência e de qualidade com relação à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências enquanto praticante da PNL, o que propicia um futuro profissional promissor para os que desejam dar o próximo passo!

Você também poderá gostar de ler:

Benefícios do uso da PNL em empresas e organizações

Não pare por aqui

Conteúdos de especialistas