A importância da Comunicação Não-verbal no contexto terapêutico

Entenda a importância das práticas de comunicação não-verbal para você que é terapeuta. Nesse artigo vou falar um pouco sobre as técnicas e estudos que possuem validação científica por universidades através do mundo. 

Porque aprender comunicação não-verbal?

O nosso principal meio de comunicação é a linguagem não-verbal, representando mais do que 50% da maneira como nos comunicamos. Logo após em nível de importância, vem o tom da voz e por último o que é verbalizado. 

Assim então, a linguagem não-verbal seja corporal ou de microexpressões faciais, tornam-se extremamente úteis na prática do atendimento ao cliente durante uma sessão terapêutica. Proporcionando ferramentas para uma leitura mais assertiva de incongruências.

comunicação não-verbal

Que tipo de técnicas de comunicação não-verbal posso utilizar?

Nós do HN Institute indicamos 3 estudos que com certeza irão te proporcionar uma leitura bastante completa. Estes são:

  • Rapport (Estudado pela PNL e Hipnose Clínica)
  • Hipnose não-verbal e fascinação hipnótica
  • Análise comportamental e de microexpressões faciais.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma delas e como podem te ajudar a se tornar um terapeuta mais completo.

Rapport

O rapport é uma técnica utilizada pela psicologia, mas também em diversas outras áreas, como por exemplo a empresarial. Este estudo consiste em através de técnicas, criar uma conexão maior entre o locutor e o interlocutor através de pequenos espelhamentos e modulações no tom de voz.

Hipnose Não-Verbal e Fascinação Hipnótica

Nós do HN Institute temos a oportunidade de ser a única instituição no Brasil a trabalhar com o Dr. Marco Paret, maior autoridade mundial em Hipnose Não-verbal. Esta técnica traz conhecimentos de culturas antigas e como realizavam suas curas. 

Organizando e criando uma metodologia, Dr. Paret hoje ensina a utilizar a hipnose através do olhar, toques e passes magnéticos para que o terapeuta esteja capacitado a realizar induções, relaxamentos, catarses e ressignificações no paciente de maneira muito mais profunda tratando diretamente na fonte do problema em questão.

Análise comportamental e de Microexpressões Faciais

Também possuímos a oportunidade de ter como um de nossos professores, o Dr. Anderson Tamborim, especialista em linguagem corporal, microexpressões faciais e psicologia criminal. Sendo associado a diversas sociedades de criminologia no Brasil e fora.

Este estudo tem como objetivo detectar incongruências entre o discurso e a linguagem corporal que o indivíduo apresenta, dando assim a oportunidade para que o profissional aja de acordo com as incongruências que estão sendo constatadas. Dando assim uma maior assertividade na hora de realizar intervenções terapêuticas.

Nós do HN Institute agradecemos sua leitura. Nos vemos no próximo artigo!

Você poderá gostar de ler: O que é magnetismo pessoal?

*Alavanque sua carreira com os maiores nomes do mercado Desenvolva habilidades poderosas com os professores mais experientes do mundo. Na plataforma HN University você tem acesso aos melhores cursos pelo menor preço!

Não pare por aqui

Conteúdos de especialistas