PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL) PARA LIDERANÇA

Grandes líderes se comunicam e grandes comunicadores lideram.

A PROGRAMAÇÃO LINGUÍSTICA NEURO (PNL) é aceita há muito tempo como uma política de liderança e desenvolvimento. Em todo o mundo, os negócios enviam textos com valor à PNL, pois ajudam a trazer eficiência e desenvolvimento a várias atividades comerciais. Não apenas isso, eles também valorizam o desenvolvimento que ela traz para suas próprias vidas profissionais e pessoais. 

Existem várias oportunidades de desenvolvimento que podem permitir que os membros da equipe se tornem mais eficientes no que fazem, seja comunicação, mentores, gerentes, supervisores etc. Proprietários / executivos de negócios e líderes estão sempre à procura de tais oportunidades de desenvolvimento para ajudar a melhorar sua equipe. Uma característica que todos os líderes têm em comum é a aspiração de compreender e apoiar melhor sua equipe, a fim de desenvolvê-los, torná-los o melhor possível e torná-los excelentes em seus respectivos campos (geralmente, todos estamos procurando meios eficazes para nos permitir obter melhores resultados, certo?)

O QUE É A PNL TUDO?

PNL (Programação Neurolinguística) refere-se a uma abordagem sistemática do nosso subconsciente. Neuro se refere à nossa neurologia, lingüístico se refere à nossa linguagem e programação se refere ao nosso pensamento cotidiano e padrões comportamentais. Foi definida como a arte e a ciência da excelência pessoal – o estudo do que distingue o excelente e a média.

O que faz é perceber a maneira pela qual processamos várias informações do mundo ao nosso redor. Você pode chamar de “uma psicologia comportamental prática”, se quiser. No coração da PNL está a comunicação e, para ser franco, os negócios hoje em seu nível mais simples são alcançados, em última análise, pela comunicação entre 2 ou mais pessoas. O quão bem eles se comunicam, interagem e processam as informações uns dos outros é o que gera um negócio de sucesso.

Um bom relacionamento é a base de toda interação bem-sucedida. Essa pode ser uma ferramenta essencial quando se trata de influenciar, treinar e construir relacionamentos eficazes. A PNL analisa os padrões comportamentais e o quanto eles são úteis para alcançar os resultados desejados – se não o fizerem, sempre haverá a opção de mudar as coisas para melhorar ou obter os resultados desejados. 

Atualmente, estou trabalhando com um varejista que usa a PNL para ajudar a melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e permitir que os líderes entendam, treinem e construam um relacionamento melhor com os membros de sua equipe com muito mais eficiência. Até agora, eles viram um aumento notável de uma média de US $ 26 gastos por cliente (o ROI do treinamento que foi ministrado é fantástico!)

A PNL REALMENTE FUNCIONA? ONDE ESTÁ A PROVA?

Os céticos tendem a enfatizar a falta de evidências que comprovem como a PNL funciona e fornece soluções. Isso é semelhante ao argumento que surgiu no campo da medicina em que, durante anos, os céticos disseram que não havia provas de que uma dieta de frutas e vegetais pudesse ajudar na prevenção de câncer e doenças cardíacas. Hoje, esse é um fato documentado e bem pesquisado e somos incentivados até por especialistas em saúde a comer até 5 porções por dia.

Naquela época, nos anos 70, a comunidade da PNL não estava realmente empenhada em provar às pessoas como elas funcionavam e, desde então, a PNL foi desenvolvida, embora seu foco principal permaneça na base de aplicações práticas (aprendizado e ensino). o que funciona e obtém resultados). 

Lembro-me de ter conversado com uma conhecida neurocientista, Amy Brann, e, ao perguntar sobre o vínculo entre a PNL e a neurociência, ela concordou comigo que, embora a ciência e a academia ainda não tenham provado exatamente como todas as técnicas de PNL não significa que não funcione – o que simplesmente significa é que a PNL está se desenvolvendo muito mais rápido que a ciência ainda não conseguiu alcançá-la. Um bom exemplo disso é a técnica de ancoragem da PNL – a ciência agora provou exatamente como funciona.

Em Pessoal hoje, um artigo resume muito bem a visão de muitas pessoas na comunidade da PNL, 

“Gostaria de saber se, em alguns anos, um grupo de acadêmicos ‘qualificados’ começará a anunciar suas ‘novas e brilhantes descobertas’ sobre a PNL, enquanto alguns de nós que já sabíamos disso muito antes estarão murmurando ” o que levou você tanto tempo?” que usaram a PNL para aumentar o sucesso, alterar resultados e fornecer transformação: 

“Se eu posso recomendar um curso para meus colegas de RH e de gestão, é um curso para profissionais de PNL. Estou constantemente impressionado com as mudanças que você pode provocar nas pessoas e as ajudo a serem as melhores que elas podem ser … ” 

“Acho que o que mais ganhei com a PNL é seu ethos geral.”

“Uma das principais mensagens que recebi é que você tem opções e é responsável por elas” 

‘Os modelos de PNL são úteis para projetar membros da equipe de treinamento, coaching e mentoring, preparando-se para reuniões e apresentações e construindo relacionamento para um melhor relacionamento com as partes interessadas.’ 

PNL PARA LIDERANÇA EMPRESARIAL

O que você obteria se combinasse um profissional técnico talentoso e habilidoso com um líder altamente eficaz e capaz? (Parece a introdução de uma piada engraçada, mas realmente não é) – o que você obteria é uma pessoa que é altamente valorizada por uma organização comercial, pois seria capaz de usar seu conhecimento técnico em nível individual. 

Todo mundo tem a capacidade de ser um líder e, de fato, já somos líderes de várias maneiras, pois influenciamos constantemente as pessoas e os eventos ao nosso redor, mesmo que não tenhamos consciência disso. Nas organizações, no entanto, você tende a ver profissionais técnicos sendo promovidos e, depois disso, se eles forem observados de perto, poderá notar que eles lutam para influenciar, comunicar e construir relacionamentos com vários membros da equipe. Todas as habilidades necessárias para se tornar um líder ou gerente de negócios (deparei-me com muitos líderes e gerentes que confessam que as habilidades mais sutis e suaves não são realmente o ponto forte). De acordo com nossa experiência, mostra que as organizações que investem nas habilidades mais sutis e suaves das pessoas que empregam em posições gerenciais e de liderança tendem a se tornar mais eficientes, melhores líderes e ter uma melhor visão para a organização.

A integração da PNL como parte de suas ferramentas essenciais de liderança permitirá muito bem o desenvolvimento de mais habilidades, uma melhor perspectiva e flexibilidade comportamental. Tudo o que pode ajudar a melhorar seu desempenho em um mundo de relacionamentos complexos, estruturas corporativas mais planas, responsabilidades multifuncionais, forças de trabalho estressadas e trabalho em equipe local e remoto. Para se destacar, os líderes e gerentes de hoje exigem habilidades sutis que incluem ser capaz de treinar, motivar e realmente trabalhar para trazer o melhor de um indivíduo que lideram. Requer um conjunto de habilidades extra, que a PNL pode oferecer. Além de melhorar significativamente seu desempenho no trabalho, as técnicas e abordagens da PNL ajudarão você a estabelecer e manter relacionamento, explorar e alterar padrões negativos de comportamento,

Nos negócios, a PNL é capaz de fornecer ferramentas em várias áreas-chave, algumas das quais são:

  • Ser capaz de se comunicar com habilidade com colegas, subordinar diretamente e até com a gerência sênior. Basicamente, construindo um bom relacionamento com alguém. (O rapport é a base de toda comunicação). Aprenda a ouvir profundamente quando as pessoas expressam seus pensamentos. Apresente usando uma linguagem clara e poderosa e um formato ou estrutura que possa agradar a todos da platéia.
  • Ajude os líderes a obter clareza sobre o que desejam – isso é importante para fornecer uma direção clara e forte.
  • Compreender a natureza eficiente das comunicações com e dentro das equipes – incluindo o impacto sutil da influência não verbal.
  • Compreender o pensamento e a psique emocional de cada um que compõe a equipe – bem como a maneira pela qual esses indivíduos se reúnem.
  • Compreender situações e relacionamentos com o uso de ‘Posições Perceptivas’ (uma ferramenta essencial da PNL usada na resolução de conflitos e para trazer novas idéias ou perspectivas inovadoras).
  • Modelando o comportamento bem-sucedido de outras pessoas para que elas possam ser replicadas.
  • Aprendendo a gerenciar e entender a si mesmo e suas emoções. Também para aumentar a autoconsciência em si mesmo.
  • Obter insights sobre o papel das crenças e valores no que faz as pessoas agirem da maneira que agem.
  • Aprender a utilizar valores para adaptar uma abordagem motivacional a fim de melhor se adequar a cada indivíduo.
  • Adquirir atitudes e crenças que sustentam uma liderança confiante.
  • Estabelecer metas convincentes e inspirar as pessoas, vendendo-lhes a visão da equipe ou da organização e obtendo seu ‘buy-in’ para essa visão.
  • Influenciar o ambiente de trabalho para que ele ajude as pessoas a serem construtivas e produtivas.

Deseja descobrir mais sobre como a PNL pode ajudar você ou sua organização?

É uma audiência fascinante sobre colegas de Liderança que recomendam a PNL. Se você quiser saber mais sobre como a PNL pode ajudá-lo (e como você pode usá-la para ajudar outras pessoas na sua empresa), quer saber mais sobre como a PNL pode te ajudar a alcançar suas metas empresariais? Clique aqui e receba uma aula gratuita sobre business PNL.

X