A linguagem corporal utilizada por líderes

Você já conheceu algum líder que não possuía uma linguagem corporal de poder e influência?

Um líder de verdade sabe que sua postura diante das pessoas tem que ser bem vista, afinal, a linguagem corporal tem uma influência de 55% sobre a nossa comunicação, enquanto as palavras possuem apenas 7% e os 38% restantes são responsabilidade da nossa tonalidade de voz.

Leia o artigo e descubra como eles usam esta linguagem corporal.

A primeira impressão é aquela que fica

Harvey Specter em seu escritório

Sabe aquele velho ditado clichê que diz que a primeira impressão que deixamos é a que fica? Pois bem, ele é verdade.

Pesquisas apontam que as pessoas levam cerca de 3 segundos para julgarem inconscientemente a sua personalidade na mentalidade delas. Quando você é visto por alguém pela primeira vez, em questão de segundos você é analisado em aspectos de confiança, empatia, poder e carisma.

Estes aspectos analisados pela pessoa são frutos de suas imagens mentais gravadas em sua memória inconsciente e, geralmente, acompanhadas por uma emoção.

Imagine uma pessoa que tenha trabalhado por um período da vida em um local onde seus líderes se vestem bem, são bastante educados, utilizam de uma postura ereta e um tom de voz suave ao conversar.

Caso você tenha estas mesmas qualidades, esta pessoa poderá ter bastante empatia e confiança em você, criando assim uma imagem positiva sua no banco de dados do seu subconsciente.

O fato é que líderes de poder e confiança têm padrões de comportamentos em comum, sendo os dois principais destes os comportamentos relacionados à linguagem corporal e à tonalidade de voz.

Veja agora quais são os padrões de linguagem corporal utilizados por grandes líderes:

Linguagem corporal de um Líder

Linguagem corporal do Elon Musk

Um líder deve estar sempre disposto a solucionar problemas, lidar com responsabilidades e influenciar positivamente sua equipe, de forma a manter um fluxo e equilíbrio constantes em sua produtividade.

Se você deseja ter confiança, influência e respeito como um líder preparamos estas dicas especialmente para você.

Contato visual e escuta ativa

homem fazendo contato visual com mulher
Créditos: noticias.uol.com.br

É fato que no mundo de hoje poucas pessoas são atenciosas, isto ocorre por que as elas estão cada vez mais introspectivas com seus problemas, perdendo aquela maravilhosa simpatia com o próximo.

Um líder que tem o conhecimento deste fato o usa a seu favor, sempre mantendo um olhar fixo, mantendo seu corpo virado para a pessoa e tendo uma escuta ativa entrando 100% na conversa do interlocutor.

Sorriso elegante e simpático

Uma pessoa simpática nos desperta uma sensação de conforto, segurança e confiança durante a comunicação.

O sorriso é essencial para a comunicação não verbal e indispensável para a comunicação do líder. Porém, atente-se! As pessoas sabem discernir inconscientemente um sorriso falso de um verdadeiro.

Para se demonstrar um sorriso verdadeiro é necessário realmente sentir alegria e prazer ao se comunicar com o outro interlocutor, uma ótima técnica para um sorriso sincero é enxergar os pontos positivos da pessoa que está falando com você.

Mas, ATENÇÃO! Cuidado com o excesso, pesquisadores relatam que pessoas submissas tem o hábito de sorrir com frequência no intuito de receber a atenção e mostrar submissão ao outro.

Postura

A postura demonstra muito sobre uma pessoa. Você pode notar que, geralmente, pessoas submissas e tristes tendem a ter uma postura baixa, com ombros, cabeça e coluna para baixo.

Um líder jamais pode demonstrar uma postura destas.

Ele deve possuir uma postura ereta, peito aberto, cabeça levantada e ombros para trás porque é o responsável por sua equipe, que é contagiada por sua energia.

Aperto de mãos firme

aperto de mão submisso
Créditos: www.bancodasaude.com

O que você sente quando uma pessoa aperta sua mão frouxamente? Não lhe passa muita confiança, não é mesmo?

O líder tem que ter um aperto de mão firme demonstrando firmeza e confiança. Seja equilibrado, alguns líderes têm o hábito de utilizar um aperto de mãos dominador, que consiste na palma da mão virada para baixo enquanto quem lhe comprimenta fica com a palma da mão virada para cima.

Este tipo de aperto de mãos pode ser desvantajoso, visto que as pessoas não gostam de se sentirem submissas. Tente um aperto de mão que passe confiança ao outro mostrando equilíbrio.

Tom de voz

Foi relatado no início do artigo que a tonalidade de voz representa 38% de nossa comunicação, isso se deve ao fato de que nosso tom de voz demonstra nosso estado emocional.

O comunicador pode até falar em outro idioma e podemos não entender nenhuma palavra dita, mesmo assim, somos capazes de perceber a emoção contida na comunicação. Veja agora as emoções contidas na tonalidade de voz:

  • Tom de voz grave: Demonstra maturidade emocional e passa confiança aos ouvintes.
  • Tom de voz  baixo: Demonstra que a pessoa possui problemas de autoestima ou que é tímida.
  • Tom de voz extremamente grave: Demonstra raiva interna, passando medo e desconfiança aos ouvintes.

O volume da tonalidade de voz também influencia muito. Um líder deve possuir uma intensidade e volume de voz equilibrados demonstrando autocontrole e capacidade de ouvir, do contrário, um tom de voz muito alto demonstra desequilíbrio, egoísmo e fraqueza, ou muito baixo demonstra inexperiência e repressão.

Leitura da Linguagem Corporal e Tom de Voz

leitura de linguagem corporal

Além de aplicar estas técnicas, um Líder de excelência deve ser capaz de ler a linguagem corporal dos outros. Dessa forma, ele motiva e incentiva sua equipe quando houver necessidade.

O líder que aplica a leitura em sua equipe demonstra ser uma pessoa atenciosa, receptiva e empática.


X