A ciência comportamental e as microexpressões faciais

Já imaginou poder saber o que a pessoa está sentindo ou até mesmo pensando quando fala com você? Pois bem, isto é possível! Veja abaixo as melhores dicas sobre leitura corporal e microexpressões faciais.

A linguagem corporal

linguagem corporal de mulher

Se você já leu ou assistiu Sherlock Holmes, você já deve ter visto o personagem fazendo o uso da leitura de linguagem corporal. Acontece que não é apenas uma ficção científica, essa técnica funciona REALMENTE!

A ciência do comportamento é algo espantoso. Os profissionais conseguem descobrir muito sobre a personalidade da pessoa apenas observando por um tempo seu comportamento, postura e gestos.

Isso ocorre porque a linguagem corporal é o reflexo externo das emoções e sentimentos das pessoas.

Albert Mehrabian, um dos estudiosos da área de linguagem corporal, definiu em uma pesquisa que apenas 7% da nossa comunicação é interpretada com palavras, 38% é interpretada pelo tom de voz e 55% da comunicação se deve à linguagem corporal.

Políticos de hoje em dia sabem muito bem sobre a importância de se utilizar a linguagem corporal para se comunicarem, sendo muito comum a contratação de profissionais estudiosos da área para auxiliá-los.

Agora que explicamos um pouco sobre a linguagem corporal, vamos lhe mostrar como ela funciona…

Leitura do corpo e das microexpressões faciais

desenho de perfil de rosto com olhares

O profissional de leitura corporal sabe muito bem que todas as análises devem ser feitas individualmente para cada pessoa.

Não existe um único sinal de mentira porque cada um tem uma linha de base, ou seja, uma pessoa pode ter o hábito de coçar o nariz o tempo todo, enquanto outra só faz isso quando está ansiosa durante uma mentira.

Não existe uma análise comportamental com 100% de precisão, mas os métodos científicos aumentaram muito a confiança e precisão das deduções.

Vale ressaltar que a idade também influencia.

Quem já iniciou os estudos na ciência da leitura corporal, provavelmente, notou uma facilidade na leitura em crianças. Isso ocorre pois elas manifestam seus gestos de forma clara e rápida, você já deve ter visto uma criança levar a mão na boca rapidamente após uma mentira, um gesto que demonstra arrependimento.

À medida que crescemos, costumamos deixar estes gestos mais escondidos, mas, de certa forma, com muita atenção podemos perceber um adulto levando uma das mãos à boca quando se conta uma mentira.

Um dos estudos mais avançados na leitura corporal tem foco no rosto, sendo esta uma área com grandes proporções de acerto.

Esta técnica visa analisar mini movimentos involuntários através dos músculos da sua face, onde acontecem o início das emoções na pessoa. Elas podem aparecer nas sobrancelhas, boca, pálpebras, nariz e bochecha.

Apesar de não ser possível deduzir a causa da emoção de uma pessoa, ao analisar sua face, você consegue deduzir se ela está sendo incongruente em sua conversa.

Até agora já foram catalogadas mais de 10 mil microexpressões faciais diferentes pelos estudiosos da ciência do comportamento.

Porém, existem 7 microexpressões universais independente da cultura, que são: raiva, medo, alegria, tristeza, surpresa, nojo e desprezo.

Segredos da linguagem corporal

As microexpressões faciais podem ocorrem em menos de um segundo e com as dicas abaixo você descobrirá as características de cada uma para assim conseguir interpretar as emoções das pessoas.

Microexpressão de medo

Medo: caracteriza-se pelos olhos abertos, sobrancelhas tensas e mandíbula solta.

Microexpressão de raiva

Raiva: pode ser detectada, principalmente, na parte superior da face, onde franzimos a testa e as sobrancelhas ficam para baixo de encontro uma com a outra. A boca fica tensa e os dentes apertados, o queixo também pode se levantar com o intuito de demonstrar agressividade.

Microexpressão de espanto ou surpresa

Surpresa: os olhos ficam bem abertos, as sobrancelhas ficam levantadas, a mandíbula solta e a boca entreaberta.

Microexpressão de nojo

Nojo: caracteriza-se pelo nariz enrugado e lábio superior elevado deixando os dentes a vista.

Microexpressão de alegria

Alegria: a alegria verdadeira se caracteriza pelos olhos bem brilhantes com rugas nos seus extremos e os extremos da boca se levantam.

Microexpressão de desprezo

Desprezo: esta expressão por sua vez pode ser notada na parte inferior do rosto, onde um meio sorriso ou um lado da boca é levantado.

Microexpressão de tristeza

Tristeza: As sobrancelhas ficam baixas e se juntam em direção ao centro, as extremidades da boca ficam para baixo.

Quer entender em detalhes e imagens como analisar a microexpressão de felicidade e de desprezo? Clique abaixo e baixe nosso eBook gratuito.

mockup ebook introdução micro expressões faciais 2.0
X