Muito se fala em comunicação não-verbal, análise de micro-expressões faciais e afins. Infelizmente, existe muita desinformação na rede sobre este assunto, e pior ainda, são desinformações bastante divulgadas e acreditadas como verdade.
Este artigo tem como objetivo desmistificar alguns aspectos da comunicação não-verbal. Nós do Institute HN trabalhamos em parceria com Anderson Tamborim, um dos maiores especialistas em comunicação não-verbal e análise de micro expressões faciais do Brasil, sendo especialista no sistema FACS (Facial Action Coding System), o único sistema comprovado cientificamente que analisa e estuda padrões de comportamento.
Existe a face da mentira?
A resposta é NÃO. Cientificamente não existe nada que comprove que determinada postura corporal ou expressão facial defina especificamente mentiras. O que podemos concluir através de estudos de padrão do indivíduo observado são incongruências no discurso, na linguagem corporal e outros aspectos estudados. A partir do estudo destas incongruências, pode-se apresentar um laudo (No caso de um cenário jurídico) que determine e especifique as mesmas.
É possível fazer a leitura de um indivíduo com apenas uma foto?
NÃO. A partir das regras e determinações do sistema FACS é apenas possível realizar uma leitura fidedigna de uma pessoa a partir de um vídeo ou então estando ao vivo. Mas por qual motivo? Justamente porque o sistema FACS funciona analisando as variações e intensidades de cada expressão corporal ou facial, que não são possíveis observar em apenas uma foto.
Posso utilizar a comunicação não-verbal para desenvolver meus relacionamentos?
SIM! A partir destes conhecimentos e utilizando-os com ética, você tem a oportunidade de utilizar-se da comunicação não-verbal para analisar melhor situações e a partir disso tomar decisões mais efetivas e congruentes com a situação em que se encontra.
Só terapeutas e agentes da lei podem utilizar este conhecimento?
Sim e não. Não existe nada que determine que você não pode utilizar este conhecimento no seu trabalho empresarial, como comunicador, vendedor e qualquer outra área para construir um melhor relacionamento interpessoal. Entretanto, muitas ferramentas são na prática utilizadas mais vezes por terapeutas e agentes da lei para estudar situações de maneira mais profunda.
Como saber se o lugar que achei a informação sobre comunicação não-verbal é confiável?
Procure SEMPRE verificar se o estudo no qual está se baseando tem como base o sistema FACS, pois é o único sistema de codificação de comunicação não-verbal no mundo comprovado cientificamente. Isto também vale para palestrantes e pessoas que se dizem especialistas na área. Caso não tenham como base o FACS, a possibilidades de estarem passando informação equivocada e não comprovada cientificamente é significante.
O Instituto fornece formações nesta área?
Sim!!! Este ano, em parceria com Anderson Tamborim, acontecerão formações na área. Fiquem atentos para as novidades!
Conheça nossa nova plataforma de educação e lifelong learning HN University. Clique AQUI
Você também poderá gostar de ler: Espelho: uma grande ferramenta da Hipnose-Não verbal