Nesse artigo vou falar sobre a importância de um terapeuta também fazer terapia. Para alguns esta pode ser uma questão óbvia, mas para outros nem tanto. Então, siga a leitura:
Por quais motivos fazer terapia?
O maior e principal motivo, sendo terapeuta ou não, é o autoconhecimento. Esta questão sem dúvidas é a mais importante. Porém, para terapeutas, há mais motivos para ser atendido.
A transferência e a contratransferência entre cliente/paciente e terapeuta é inevitável. Mesmo procurando manter-se em lugar dissociado em relação a quem está sendo atendido, por vezes casos que são mais delicados, que se parecem com situações da sua própria vida ou histórias muito tocantes acabam atravessando o terapeuta e causando uma reação emocional mais forte.
Todos somos humanos e as reações emocionais são naturais, mas quando estas reações podem atrapalhar o caráter profissional da terapia, temos um problema.
O que um terapeuta trabalha em sua própria terapia?
Reafirmando que o autoconhecimento e a gestão emocional são primordiais em qualquer terapia. O indivíduo pode tratar em terapia, como dito antes, questões de clientes que sejam sensíveis ao terapeuta, aprendendo a lidar melhor com suas emoções e traçando estratégias para que possa fornecer um melhor atendimento ao cliente sem que seja atravessado por questões pessoais.
Já ouviu falar em supervisão?
A supervisão terapêutica pode ser feita individualmente ou em grupo. Esta dinâmica não exclui um acompanhamento terapêutico pessoal, mas lhe dá oportunidade para outra coisa.
A supervisão constitui-se em um grupo de um profissional com vasta experiência na área e os terapeutas. Nesta dinâmica, todos trazem seus casos e compartilham conhecimentos para que dúvidas possam ser sanadas, junto com inseguranças também. Trazendo casos de dificuldade para a supervisão, tem-se uma visão de fora e por vezes mais experiente que vai te ajudar a conduzir o caso da melhor maneira possível.
Se eu tenho as ferramentas, por qual motivo procurar outro profissional?
Todas as nossas ferramentas como terapeutas com toda certeza ajudam a superar a grande maioria das situações. Entretanto, enquanto humanos, somos atravessados por crenças e valores que muitas vezes podem nos atrapalhar a enxergar determinados quadros de maneira objetiva e profissional.
Então quanto mais eu desenvolver minhas ferramentas, melhor? Sim!!!
O objetivo maior sempre será que você consiga a cada dia refinar melhor seu autoconhecimento e sua capacidade de gerar emoções. Assim podendo lidar com cada vez mais uma gama maior de situações de maneira coerente e ética.
Outro artigo que você poderá gostar de ler: Hipnose Não-Verbal: Como funciona em consultório?
*Dr Marco Paret estará no Brasil em SP de 25 a 29/05 liderando o Programa de Hipnose Não-verbal Hiperavançado do Institute HN. Uma jornada única de transformação e autoconhecimento. Pacote com tudo incluso e vagas limitadas. Clique AQUI para saber mais!