Dr Marco Paret explica nesse artigo como a hipnose não-verbal pode ser aplicada na prática para terapeutas.
Nós do Institute HN resolvemos trazer esse conteúdo por conta de muitas perguntas que surgem a respeito do tema. Nosso instituto trabalha com a maior autoridade mundial no assunto, Dr. Marco Paret. Responsável por estudar, catalogar e criar métodos terapêuticos que ajudam o cliente a resolver questões de maneira mais rápida e profunda.
Tendo em vista que você estará sendo orientado por um mestre da hipnose, seguem alguns questionamentos frequentes que nos fazem via email ou redes sociais. Espero que te ajude a sanar algumas dúvidas!
A principal dúvida: A hipnose não-verbal realmente não utiliza palavras?
Sim e não. Mas como assim? Bom, ao marcar uma consulta, o terapeuta provavelmente irá fazer uma entrevista inicial com o paciente para que o caso possa ser analisado e assim criar uma estratégia para lidar com a situação. Por isso, sim, há uma conversa e uma análise a questão antes de aplicar propriamente as técnicas terapeuticas. No que diz respeito às técnicas terapêuticas, naturalmente não há uma conversa profunda, justamente pelo teor das técnicas. Você entenderá um pouco mais sobre elas no próximo topico.
Que tipo de técnicas são utilizadas?
Bom, a hipnose não-verbal utiliza-se de técnicas milenares que foram organizadas e catalogadas pelo Dr. Marco Paret, criando assim um método único em todo o mundo. Dentre estes métodos, temos conceitos sobre magnetismo animal (Conceito criado por Frans Anton Mesmer no século XVIII), fascinação hipnótica, sons primitivos, toques e até mesmo água como ferramentas terapêuticas.
Esse tipo de hipnose trata traumas mais profundos com maior facilidade?
Justamente por utilizar técnicas que estimulam sentimentos, emoções e instintos que remetem ao início do ser humano como um ser em evolução. Um grande exemplo são os sons. Sim, sons! Urros, assobios, sons com os lábios e garganta podem levar a pessoa a um estado de relaxamento e transe extremamente profundo. Muitos traumas estão localizados justamente em áreas que as palavras não alcançam, pois são emoções, sentimentos e outras sensações que não consegue se descrever com palavras, mas sim sentir.
Esse tratamento substitui terapia com psicólogo e psiquiatra?
Não! É importante lembrar que apesar deste tipo de terapia resolver muitos problemas, não substitui qualquer médico ou psicólogo em suas formações. O mais indicado, principalmente em processos mais profundos como uma depressão por exemplo, seria exatamente o trabalho interdisciplinar entre estes profissionais, ou seja, trabalharem juntos em seu caso. No entanto, podemos afirmar que trabalhando juntos o processo de tratamento é potencializado em muitas vezes.
*Dr Marco Paret estará no Brasil em SP de 25 a 29/05 liderando o Programa de Hipnose Não-verbal Hiperavançado do Institute HN. Uma jornada única de transformação e autoconhecimento. Pacote com tudo incluso e vagas limitadas. Clique AQUI para saber mais!
Você também poderá gostar de ler: Coisas importantes para um terapeuta iniciante