Como controlar a ansiedade sem o uso de remédios

Certamente, todos nós já passamos por momentos ansiosos na vida… Acontece que a ansiedade é algo natural do ser humano, mas pode se tornar prejudicial à longo prazo, prejudicando a saúde e até acarretando transtornos.

Quer descobrir como controlar a ansiedade sem o uso de remédios? Leia o artigo abaixo e descubra.

Ansiedade

mulher roendo unhas de ansiedade

A ansiedade ocorre por uma resposta natural do nosso corpo a uma situação que consideramos perigosa consciente ou inconscientemente.

Ela faz com que o nosso organismo libere vários tipos de substâncias químicas, que são hormônios e neurotransmissores responsáveis por causarem sintomas desagradáveis, como insônia, palpitação no peito e inquietação.

O estresse está intimamente ligado à ansiedade, ele ocorre quando uma situação ou pensamento desconfortável causa nervosismo e frustração.

Tome cuidado, estresse prolongado pode acabar gerando o transtorno de ansiedade, saiba agora como se prevenir desse transtorno.

Transtorno de Ansiedade

homem com transtorno de ansiedade

O transtorno de ansiedade ocorre quando episódios de estresse e ansiedade se prolongam por mais tempo, onde a pessoa não consegue ter mais o controle das emoções e sofre com os sintomas da ansiedade frequentemente.

Atualmente, existem 6 tipos de transtornos de ansiedade, sendo eles:

  • Fobia Específica
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo
  • Transtorno de Pânico
  • Transtorno de Estresse pós-traumático
  • Fobia social
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

Cada um destes transtornos possuem sintomas de comportamentos diferentes, é necessário estar atento, tendo o cuidado constante para o equilíbrio e prevenção de cada um destes.

Técnica de PNL para diminuir a ansiedade

homem olhando para o horizonte ao por do sol

Quando a ansiedade está em um nível elevado, é essencial que se tome precauções para não deixar que ela afete sua saúde, mas como cortar o mal pela raiz?

São diversos fatores que podem causar a ansiedade, são eles fatores biológicos ou psicológicos, sendo necessário a visita a um médico da área para lhe ajudar em casos mais graves.

Levando em conta que a maioria das causas da ansiedade são fatores psicológicos, há algumas técnicas que podemos utilizar para controlar o nosso estado mental.

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma das melhores ferramentas criadas até hoje, mostrando uma eficácia superior às demais terapias e algumas técnicas podem ser feitas por você mesmo(a).

Se liga na técnica especial de PNL que preparamos para você controlar sua ansiedade. Leia o passo a passo abaixo e só deopis coloque-a em prática:

  • Feche os olhos e veja uma tela a sua frente, dentro desta tela irá passar um vídeo de um momento que lhe traz muito estresse e ansiedade.
  • Enquanto vai vendo o vídeo, sinta as emoções trazidas por aquela lembrança.
  • Após assistir todo o vídeo da lembrança, imagine que você tem um controle remoto em suas mãos e rebobine o filme, aperte o botão escrito função cores preto e branco e dê play novamente no filme.
  • Agora, assistindo o filme com cores preto e branco, você pode notar que a sua ansiedade diminuiu bastante e você se sente mais no controle da situação.
  • Imagine uma outra tela a sua direita… Lá irá se passar uma lembrança muito alegre e confiante, dê um play neste vídeo.
  • Agora… Não apenas assista, mas entre nesta tela onde se passa o vídeo, assista aquela lembrança como se estivesse lá, sinta as emoções de tranquilidade, controle e felicidade.
  • Você agora pode perceber que quanto mais as emoções de tranquilidade e felicidade aumentam, mais as cores ficam mais vivas, o contraste e o brilho das imagens vão ficando mais fortes.

Após vivenciar um pouco destas emoções, volte a visualizar duas telas a sua frente: uma preta e branca e a outra colorida.

Imagine agora que a tela colorida da lembrança positiva vai se sobrepondo à frente da tela preta e branca, ficando maior que ela…  Sinta a ansiedade e o estresse sendo preenchidos por tranquilidade, controle e felicidade…

Tenho certeza que após este exercício, toda vez que se lembrar de uma lembrança negativa a lembrança positiva irá aparecer automaticamente e você terá o controle de suas emoções.


Gostou do artigo e quer aprender mais sobre programação neurolinguística? Conheça o curso PNL Essencial e seja um especialista em Programação Neurolinguística.

miniatura PNL essencial
X