JÁ SE IMAGINOU PODENDO CHEGAR AO CARGO QUE SEMPRE SONHOU?
Poder construir algo do zero, se tornando referência do mercado? Habilidades humanas são literalmente capazes de te guiar até o resultado desejado.
Nesse artigo vou falar como nossa indústria vem evoluindo cada vez mais rápido, e quais são as habilidades sofisticadas capazes de fazer com que você tenha sucesso em acompanhar as tendências que estão por trás da indústria 4.0.
A DIFERENÇA QUE FAZ DIFERENÇA… Indústria 4.0
Como seria se você se desenvolvesse de forma adequada e sob medida para suas necessidades pessoais e profissionais, destacando-se de seus concorrentes pelo uso de habilidade essenciais de grande importância fortemente valorizadas e esperadas por gestores, organizações e pela vida nos tempos atuais?
E se você pudesse aprender passo a passo como fazer isso, ou ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo ganhando por essa consultoria?
O GRANDE DESAFIO
Vivemos atualmente na Era da Informação conhecida como Era Digital ou Era Tecnológica, sendo também conhecida como Terceira Revolução Industrial.
Ela teve seu início entre a metade e o fim do século XX, mais especificamente, entre as décadas de 1950 e 1970 com a criação e a popularização de itens como microprocessadores, fibra ótica e computadores pessoais.
O mercado se modifica deixando de privilegiar a indústria tradicional e passando a valorizar a informação e a tecnologia em maior escala, o que constituiu uma nova forma de habitar e transformar o espaço geográfico no qual vivemos, evoluindo até a indústria 4.0.
O período anterior à Era da Informação foi a Era Industrial. Ela é marcada especialmente pela primeira e segunda revolução industrial. Duas revoluções já foram vividas na Era Digital.
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A transição do sistema feudal para o capitalismo é o grande marco da Primeira Revolução Industrial que acontece por volta de 1800, sendo a Inglaterra o país pioneiro com a instalação de fábricas, e o desenvolvimento de máquinas para realizar trabalhos até então manuais e artesanais.
A instauração de trabalho assalariado e a divisão da sociedade entre assalariados e detentores dos meios de produção se inicia nesse período.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Segunda Revolução Industrial se iniciou em 1850 e perdurou aproximadamente até o fim da II Guerra Mundial, em 1945.
A principal característica do período é a distribuição do modelo industrializado inglês a outros países do mundo.
Enquanto no passado a energia a vapor e o carvão eram a força motriz industrial da Primeira Revolução, agora o petróleo e a eletricidade passam a impulsionar as fábricas, permitindo o surgimento de outros modelos de organização da produção industrial.
A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Terceira Revolução Industrial ou PRIMEIRA REVOLUÇÃO DIGITAL é o período no qual vivemos, com início entre os anos 50 e 70, com o domínio de indústrias e áreas do conhecimento como a robótica, a genética e a informática, além da criação da Internet, que surgiu durante a Guerra Fria.
A tecnologia de ponta, a instalação de empresas multinacionais e a consolidação do capitalismo financeiro são algumas das principais características dessa fase.
A INDÚSTRIA 4.0
Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial e autor do livro “A Quarta Revolução Industrial” — já começam a sinalizar a possibilidade de estarmos vivendo uma nova transição.
A popularização da Internet afetou drasticamente a forma como nos relacionamos e como consumimos.
Várias tendências do mundo digital sugerem que novas transformações estão por vir como a Internet das coisas, a inteligência artificial e a “machine learning’’ (aprendizagem de máquinas).
A ERA DA INFORMAÇÃO
A Era da Informação modificou bastante as relações sociais e a forma de consumo.
Uma das características é a possibilidade de armazenamento de grandes volumes de informação e a adoção de uma cultura ‘’data driven’’ (orientada por dados).
Novas tecnologias passam a fazer parte das organizações e precisam ser incorporadas a diferentes setores, tanto para automatizar quanto para otimizar algum processo, ou mesmo para melhorar o atendimento e o relacionamento com o público.
Nesse cenário, consumidores têm novos comportamentos e expectativas cada vez mais altas sobre produtos e serviços, e o Marketing de negócios de diferentes nichos precisa estar de acordo.
Thomas Friedman, colunista do The New York Times, defende que há três acelerações que explicam o mundo hoje: das mudanças climáticas, do mercado e da Lei de Moore – que dita que a capacidade dos computadores dobra a cada dois anos.
“Essas três acelerações estão interagindo e mudando o mundo em cinco áreas: política, geopolítica, mercado de trabalho, ética e comunidade”, afirma.
Mais adiante ele continua: “a velocidade de avanço das tecnologias superou a capacidade humana”.
Segundo ele, a habilidade humana cresceu gradualmente ao longo da história, enquanto a tecnologia pouco evoluiu até o século XX.
A partir desse ponto, o avanço tecnológico começa a acelerar: “estamos em um momento em que tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana”.
O valor e volume atribuído às informações dobram cada vez mais em menor tempo. As mesmas 24 horas não bastam para fazermos o que já estava no limite.
O NOVO MUNDO
O mundo torna-se um local cada vez mais complexo e diverso e a certeza da incerteza e a constância das mudanças começaram a exigir que pessoas, especialmente no ambiente de trabalho, habilidades-chaves mandatórias no relacionamento com outras pessoas e na execução de suas atividades e tarefas.
O desafio é que tais habilidades, não estão disponíveis para serem aprendidas no ensino tradicional.
Atualmente essas habilidades são chamadas “SOFT SKILLS”, e já são levadas em consideração em larga escala por empresas quando pensam em contratar ou demitir pessoas, especialmente pessoas ocupando cargos e funções estratégicos.
Quanto mais modernas e desenvolvidas as organizações forem se tornando, mais os profissionais precisarão dessas competências não-técnicas, porém bastante estratégicas.
Hard skills são habilidades técnicas ensinadas nos cursos de formação, graduação e preparatórios.
São facilmente mensuráveis e seguem padrões específicos, como habilidades de um profissional, fluência em um idioma ou domínio de uma ferramenta.
Existem processos conhecidos, objetivos e confiáveis para avaliar tais habilidades.
Soft skills são as competências que se relacionam com a personalidade e o comportamento do profissional, envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais.
São habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, contextos específicos, entre outros fatores, que são fundamentais na indústria 4.0.
Como as soft skills também estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas, os padrões através dos quais elas estão configuradas afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e por consequência, a produtividade da equipe.
Além de serem difíceis de avaliar,não são adquiridas com a capacitação técnica tradicional das escolas, universidades e cursos técnicos.
Além disso, soft skills são mais desafiadoras de serem definidas, identificadas e trabalhadas nas pessoas, pois não tem a objetividade e a métrica adotadas para as hard skills.
AS HABILIDADES DA NOVA INDÚSTRIA 4.0
Habilidades como influência, liderança, resiliência, coordenação motivacional, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e nas inteligências múltiplas, elas distinguem os profissionais incríveis da média.
Estas também são habilidades fundamentais para um líder facilitador, alguém cada vez mais buscado no mercado, seja por sua capacidade de criar espaços de debate e reflexão de qualidade, ou por capacidade de produzir soluções de efeito coletivo e inovador.
Gostou? Aproveite e saiba como esse conteúdo pode te ajudar a eliminar definitivamente da sua vida descontroles como o estresse, a ansiedade, a síndrome do pânico e a escassez financeira.
Acesse agora a maior comunidade de hipnose e neurociências do Brasil, e aprenda como virar o jogo em mercados ainda inexplorados a um passo das suas mãos:
HN Prime – A plataforma de educação de Hipnose com Neurociências