Como funciona o processo de coaching

Como funciona o processo de coaching
Avalie este post

Você sabe como funciona o processo de coaching na prática?

O profissional coach aplica esta metodologia com o intuito de potencializar a performance e resultados de pessoas e empresas, definindo metas e solucionando problemas.

Descubra agora como profissionais da área realizam este processo.

O processo de Coaching

Como funciona o Coaching para performance

Sessão para Entrevista Inicial

A sessão inicial serve para que o profissional conheça melhor o cliente deixando com que ele se expresse, estabelecendo também o rapport e esclarecendo como funciona o processo de coaching.

Após a conversa inicial, o Coach deve mapear a entrevista inicial para definir quais serão os pontos a serem trabalhados neste cliente e como o processo de coaching irá ajudá-lo.

Explorando e trabalhando metas dentro do processo de coaching

Após definir as metas é importante trabalhar a importância de cumpri-las.

Através da técnica SMART o profissional leva o cliente a descobrir e mensurar metas alcançáveis, explorando seus valores.

Criando o plano de ação

No plano de ação o profissional deve estabelecer qual a quantidade, tempo e intervalo entre as sessões para a melhor performance do Coachee no processo de Coaching.

Outra função desta parte do processo é analisar e descobrir as melhores estratégias para serem utilizadas no processo.

Execução

Nesta parte, o profissional acompanha de perto o desenvolvimento do cliente e cria meios para que o cliente valorize e deseje progredir em cada passo ao seu objetivo.

Consolidação

Essa etapa é essencial para que as ações e mudanças realizadas até o momento se tornem duradouras e ainda mais fortes.

Fechamento do ciclo

Ao final, no fechamento do ciclo, um feedback deve ser feito pelo cliente e profissional, para analisar o progresso e comemorar as mudanças.

As vantagens do Coaching

homem subindo degraus desenhados

O Coaching é um processo que leva o Coachee à uma introspecção ao seu interior, levando a pessoa a se conhecer melhor e criar ainda inteligência emocional para lidar com seus problemas do dia a dia.

O Coaching utiliza conceitos da psicologia, administração, sociologia e filosofia. Esta metodologia vem mostrando muita eficiência e resultados duradouros que podem ser vistos pelo resto da vida.

Como se tornar um Coach

Você quer se tornar um Coach e não sabe como?

O Coaching é um processo que tem o foco no desenvolvimento pessoal, utilizando técnicas para solucionar problemas e traçar metas, mostrando-se até 20 vezes mais rápida comparadas às outras metodologias.

Para se tornar Coach, o profissional não necessita ser formado em uma faculdade… Não existe regulamentação propriamente dita para essa profissão.

Porém, é indicado que o profissional desta área procure se especializar em algum curso de coaching, onde irá adquirir os conhecimentos necessários para ajudar seus clientes em sua jornada.


Agora, se você quiser aprender mais conheça o curso de Formação em Coaching do André Percia.

formação em coaching com andré percia
X